segunda-feira, 19 de outubro de 2009

PORTFÓLIO

CONCEITUANDO



• É um instrumento que compreende a compilação de todos os trabalhos realizados pelos alunos, durante um curso ou disciplina;


• Inclui entre outros elementos: registros de visitas, resumos de textos, resenhas de vídeos, projetos e relatório de pesquisa, anotações de experiências e entrevistas;


• Inclui também ensaios auto-reflexivos, que permitem nos alunos a discussão de como a experiência no curso ou disciplina mudou sua


• vida


Por que usar PORTFÓLIO?


 Os Portfólios encorajam o aprendizado dos alunos;


 Em vez de produzir apenas um texto, a turma pode montar uma pasta com toda a evolução da aprendizagem - Processo de montagem de um porftólio;


 Aprenda a planejar com mais eficiência, comparando com os objetivos pretendidos


PLANEJAMENTO


• Antes de tudo é preciso planejar;


• Escolha do tema ou atividade, promova a interação dos alunos;


• Para organizar as idéias, monte um cronograma;


• Cabe ao professor levantar junto aos alunos as fontes, recursos, lugares, instrumentos que podem ser encontradas as informações necessárias;


• Apresentação (socialize com todo o grupo)


 O que devemos saber sobre os alunos;


COMO OS PORTFÓLIOS ENCORAJAM O ENSINO?


 O aluno ganha, pois ao colocar o material no portfólio percebe a evolução do trabalho;


 Quando trabalha com projeto, o fato de arquivar informações e produções de diversas disciplinas, aparentemente desconexas ajuda o aluno a estabelecer relações e reflexões entre elas.


Mostrar aos alunos a impotancia de pensar e esquematizar cada etapa faz com que eles aprendam a aprender, dominando as técnicas que nos levam à busca do conhecimento.


 Pesquisa em sala de aula, na biblioteca, na Internet. (é essencial anotar os dados das publicações pesquisadas para incluí-las na bibliografia;


Podem ser desenvolvidos em projetos individuais e coletivos

 Nos individuais o estudante escolhe o assunto que lhe interessa de uma lista predeterminada.

 Nos coletivos, o tema é o mesmo para todos, mas o registro é sempre individual.


O PORTFÓLIO E SEU CONTEÚDO (o que são portfólios?)


• TIPOS DE PORTFÓLIOS


• O Portfólio Particular (individual)


• O Portfólio de Aprendizagem (coletivo e individual)


• O Portfólio Demonstrativo (os dois juntos)


Depoimento de um aluno 4Ano “T” Ano: 2003
“Na minha completa desinformação ou mesmo preconceito, acreditava ser o porftólio, um trabalho artesanal de coleção de textos, figuras, frases, desenhos, colagem em geral, porém, com o desenvolvimento do meu próprio porftólio e o contato com relatos de pessoas que realizam portfólios em suas atividades profissionais, bem como a leitura de textos que tratam da questão, posso perceber o quanto estava equivocado. Porftólio é muito mais que simples coleção de dados desconexos do contexto da aula, do assunto que se trata nessa aula e da própria vida de seus elaboradores, é sobretudo um trabalho, um exercício de sistematização e evolução das aulas que se realiza em uma semana, mês, bimestre, trimestre ou mesmo de um curso completo, onde a pessoa coloca tudo o que é significativo e relevante em todo o processo de ensino e aprendizagem em faz parte. Uma das maiores contribuições que o porftólio pode nos dar é o REGISTRO HISTÓRICO, O TESTEMUNHO ESCRTITO DE PARTE DA HISTÓRIA INDIVIDUAL de um ser, que faz parte de um contexto e realidade e coloca de forma pessoal e individual suas impressões no papel. Porftólio é um trabalho sério que exige sistematização, seleção e criatividade por parte de quem o elabora.”

JOSENILDO NUNES DOS SANTOS


ZÉ GOTINHA


ITENS DO PORTFÓLIO


 Amostra de trabalhos,  Produtos de avaliação,  Diários de aprendizagens, Fotografias, Registros escritos, Entrevistas, Referências bibliográfica, Registros sistemáticos,  Registros de casos, Resumo de reuniões de análises de portfólios, Relatos narrativos, Gravaçoes de audio e vídeo, Armazenamentos de dados, Listagem, tabelas e gráficos

OBJETIVOS DO PORTFÓLIO:

  • à Ajudar os estudantes a desenvolver a habilidade de avaliar seu próprio trabalho;
 saber de suas escolhas;


  • Incentivar a pesquisa, a interpretação e análise;
    • à reconhecer o seu olhar seletivo;
      • à saber da importância de suas decisões na vida dos alunos.

      • a Demonstração, pelo estudante, de habilidades específicas, competências e valores;

    •  Possibilidade do aluno refletir sobre seu próprio aprendizado e avalia-lo;
    •  Explicação, pelo aluno, da natureza do trabalho e que tipo de desenvolvimento esta tarefa possibilitou;
    •  Fornecimento de retro-informação (feedback) para os estudantes, pelo professor ou comitê que avaliou o portfólio.

    VANTAGENS:
    • Obtenção de informações sobre qualidade acadêmica, construção e eficácia do material relacionado à carreira escolhida pelo estudante;


    • Os professores melhoram sua própria habilidade de avaliar os alunos;


    VANTAGENS:

    O aluno aprende a revisar seus trabalhos de maneira organizada;
    Os alunos aprendem a tomar posse do seu aprendizado, ao envolver-se ativamente na elaboração de seus portfólios.


    AVALIAÇÃO POR PORTFÓLIO


    É um processo de inovação e de adaptação onde professor e demais profissionais da educação testam e revisam novas técnicas, Através do processo, os professores tornam-se mais criteriosos e habilidosos, enquanto os alunos aprendem com mais eficiência, Permitem que os professores e alunos tomem nota de informações importantes e definam novos objetivos de ensino baseados nessas mesmas informações, Permite que se incorpore portfólios à vida cotidiana da sala de aula.  É importante que os colegas conheçam outros porfólio e possam também avalia-los, É importante que o professor perceber o que o aluno concluiu e aprendeu com seu próprio trabalho, Montar um porfólio não é só recortar e colar. Textos, projetos, reflexões pessoais do aluno e os relatórios do professor, claro que são fundamentais, tomando o cuidado de não encher a pasta de tudo o que vier pela frente A comparação também é importante. Ao guardar vários textos do mesmo gênero, o aluno pode ver a diferença de como escrevia no inicio do ano e como passou a fazê-lo no final do projeto


    APRENDA A PLANEJAR COM MAIS EFICIÊNCIA


    O processo de montagem de porftólio auxilia a planejar atividades educativas com mais eficiência podendo gerar material para: Oficinas, Workshops, Apresentações, Artigos, Pesquisas , Livros

     
    Autor: Professora: MARIA APARECIDA PEREIRA VIANA


    www. Aparecida.pro.br





Nenhum comentário:

Postar um comentário